quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que é o Tribunal de Rua

As drogas são um problema cada vez mais presente no cotidiano de muitas pessoas, independente da formação, classe social ou meio onde vivam. Mesmo as pequenas cidades estão obrigadas a conviver com essa preocupação e toda a celeuma que isto causa. Muitas campanhas são desenvolvidas no objetivo de conscientizar, em especial, os jovens para que evitem se envolver com essas substâncias, mas nem todas obtêm êxito em seus resultados. O teatro, como forma lúdica de intervenção artística, tem um grande potencial de estabelecer uma comunicação eficaz com o público e abordar de maneira especial um assunto tão pesado.

Este é o desafio a que se propôs a ON TRUPE ao montar “Tribunal de Rua” com texto e direção de Anderson Farias e a participação no elenco de Arthur dos Santos, Pedro Fernando, Franci Flores, Eduardo Alcântara e Jairo Meinerz. É a história de um grupo de amigos que sonha através da dança e da música encontrar uma forma de reconhecimento. Os planos começam a mudar quando o líder do grupo se envolve com as drogas e muda radicalmente o seu comportamento. A peça, como o titulo sugere, não quer estabelecer ou doutrinar uma forma “correta” de comportamento, mas sim, trazer à tona a discussão sobre os problemas causados pelo uso de drogas. O “Tribunal de Rua” se estabelece para que o público julgue e discuta esse problema. O pano de fundo desse drama é o universo Hip-Hop retratado na maneira de vestir, na dança, nas músicas, no grafite e nas atitudes dos personagens, o que atrai ainda mais a atenção do publico jovem e estabelece uma identificação com grande parte da plateia.

“Tribunal de Rua” é uma peça de teatro concebida para os mais diversos públicos e aborda de maneira interessante um drama da nossa sociedade sem a pretensão de defender uma verdade absoluta, mas fomentando a discussão e a reflexão. Um trabalho indicado para todos de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário